Gestão por Competência

Por Nágila Pessoa

A partir da década de 1970 deu-se início aos debates teóricos acerca das competências e gestão por competências. 

As competências no trabalho têm sido gerenciadas nas organizações na expectativa de influenciar positivamente o desempenho dos colaboradores e da própria empresa. 

Competência significa proporção, simetria, concordância. O adjetivo competente, designa aquele que é capaz de agir adequadamente frente a uma situação, conseguindo resolver problemas ou obter resultados. 

Com a evolução da TEORIA da ADM ao longo do tempo, o termo foi incorporado a linguagem organizacional, sendo utilizado para designar a capacidade de uma pessoa para realizar determinada atividade ou sua atuação no contexto organizacional. 

Atualmente as empresas utilizam o conceito de competências para orientar diversos processos organizacionais, em especial a gestão de pessoas. Valendo-se de diferentes estratégias e instrumentos com o propósito de identificar, desenvolver e mobilizar as competências necessárias à consecução dos objetivos organizacionais. 

As competências devem ser associadas as pessoas e as outros níveis organizacionais, classificados como: 

Individuas: relacionadas ao plano individual;

Organizacionais: relacionadas a capacidade produtiva;

Competências de equipe ou unidades: competências coletivas e/ou trabalho em equipes. 

A denominada gestão por competência se utiliza do conceito de competência para orientar diversos processos organizacionais, em especial a gestão de pessoas. Todos os processos organizacionais são realizados por pessoas, com pessoas e para pessoas.

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